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Ciclo de vendas: o que é, como criar e como encurtar o seu. Por Milena Abreu

O que é um ciclo de vendas? Um ciclo de vendas consiste no período de tempo levado para o fechamento de um negócio, desde a captura até a compra. A duração de um ciclo de vendas depende principalmente do tipo de produto vendido, além da eficiência da estratégia usada. Esse ciclo é composto por etapas que representam os estágios de informação e interesse de um lead, formadas de acordo com o funcionamento e necessidade de cada empresa. Acompanhar o ciclo de vendas ajuda a entender a situação do lead em questão e a compreender os processos a serem executados em cada estágio e que materiais, estratégias e abordagens devem ser usados. Durante o ciclo de vendas, vários setores trabalham simultaneamente para fechar um negócio o mais rápido possível e com clientes satisfeitos. Mas qual a importância desse processo? Continue lendo, que vamos te explicar. Por que ter um ciclo de vendas é tão importante? Além de ajudar a monitorar a eficiência do processo de vendas, um ciclo de vendas ajuda a otimizar e organizar cada etapa: o que é necessário fazer em relação a um lead específico, em que momento fazer a proposta de compra, entre outros. Mas o principal critério de um ciclo de vendas é o tempo. Ciclos longos demais atrasam o crescimento da empresa e refletem as ineficiências das estratégias de marketing usadas nos negócios. Por isso, fazer a comparação do período de duração entre ciclos anteriores ajudam a direcionar a organização na hora de melhorar os processos, focando sempre em encurtar o tempo levado para o fechamento de um negócio. Junto com esses benefícios, ter um ciclo de vendas ajuda a empresa a: Saber o momento de agir Um ciclo de vendas otimiza todas as etapas do processo de vendas, deixando claro qual atitude tomar em cada caso e quando. Não adianta enviar um lead para a força de vendas se ele ainda não está pronto para uma decisão de compra, não é mesmo? Imagine fazer uma proposta de venda a um lead que ainda nem conhece seu problema? Logicamente ele recusaria e acabaria procurando – e encontrando – a melhor solução em outro lugar. Por isso, é tão importante saber quando iniciar cada interação com seus leads, já que receber a mensagem certa na hora certa passa ao contato uma impressão de que a empresa conhece e se importa com seu problema. Conhecer seus clientes Todo o acompanhamento feito através do de vendas forma progressivamente alguns padrões sobre os hábitos do perfil de cliente de uma empresa. Isso ajuda no futuro, ao realizar projetos ou até reformular o processo de vendas de forma que seja mais efetivo. Por envolver contato constante com os leads, o ciclo de vendas ajuda a compreender a situação deles e entender quais as dores mais latentes.

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